sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

E nada como uma bela Loira Gelada!

E a Dona dos Churrascos e das pizzas do final de semana é sem dúvida a Cerveja! Num pais tropical como o nosso a melhor pedida é sempre uma Cerveja bem gelada e quanto mais melhor! Vamos conhecer melhor essa bebida tão famosa...

É uma bebida produzida pela fermentação de cereais, principalmente a Cevada Maltada. Acredita-se que foi a primeira bebida alcoólica desenvolvida e é atualmente a 3ª bebida mais popular do mundo, perdendo apenas para água e o chá.


De uma forma beeemmm resumida: A preparação da Cerveja consiste em converter a fonte do amido (o Cereal) em um liquido açucarado que recebe o nome de Mosto. Este Mosto sofre uma fermentação com leveduras e se torna um liquido que recebe o nome de Cerveja. Depois da fermentação inicial ou primária, a cerveja é agora condicionada, maturada ou envelhecida, em um processo que pode levar de 1 a 4 semana, dependendo do tipo da cerveja. Por falar em tipos, vamos ver quais são:

  • Lager: A Cerveja é trabalhada com uma levedura que trabalha melhor em baixas temperaturas; Embora existam muitos estilos de lagers, a maioria delas é clara na cor, com alto teor de gás carbônico, de sabor moderadamente amargo e conteúdo alcoólico entre 3 e 6 por cento por amostra. Alguns tipos de Lager são: Bock, Doppelbock, Eisbock, Munchner Helles, Munchner Dunkel, Maibock, Dry Beer, Export, Märzen (feita somente para a Oktoberfest bávara), Pilsener e Schwarzbier (cerveja preta).
  • Ale: Cerveja produzida com Cevada Maltada, com uma levedura que trabalha melhor em altas temperaturas. A alta temperatura dá uma fermentação mais rápida e proporciona a bebida um sabor mais frutado. São muito comuns da Grã Bretanha e Irlanda. Diferenças de estilo entre cervejas de fermentação alta são muito maiores do que aquelas encontradas entre as cervejas de baixa fermentação e muitos estilos são difíceis de categorizar.

A caracterização da Cerveja depende de diversos fatores como: Aparência, Aroma, Sabor, Sensação na Boca, Força e Densidade.

E para os curiosos de plantão:
  • A Zitologia é a ciência que estuda a Cerveja;
  • As receitas mais antigas são de produção de Cerveja, foram descobertas em pedras de mais de 5.000 anos em forma de música;
  • Os primeiros consumidores era nada mais nada menos do que as mulheres, No Egito Antigo, era proibido homens venderem ou produzirem a bebida, no Peru somente mulheres bonitas e nobres podiam fabrica-las;
  • Os Lupulos utilizados para a fabricação de cerveja são parentes próximos da Canabis, isso mesmo, da Maconha;
  • O primeiro acidente envolvendo bebida e direção ocorreu em 2.000 a.c, onde um cocheiro atropelou uma Donzela virgem da Deusa Hator. Ele foi crucificado na frente da Taverna que vendeu a bebida e o corpo ficou lá até reduzir a ossos (Quero ver reclamar da multa agora);
  • Existem 400 tipos de cerveja pelo mundo, a maior variedade é da Bélgica;
  • A cerveja mais veja do mundo é da cervejaria Bayerische Staatsbrauerei Weihenstephan que funciona próximo a Munique desde 1040;
  • As primeiras latinhas foram fabricadas em 1935, ai podemos passar a beber no conforto de nossas poltronas!!

Agora que sabemos um pouco mais sobre essa bebida tão única, que tão pegar aquela latinha na geladeira?

Vem todo mundooooo

Equipe Empório do Vovô

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O Requinte... O Whisky!

Apreciado pelos paladares mais apurados, muito apreciado pelo Vovô ! O Whisky não perde a majestade. Dos modelos mais caros aos mais baratos, tem fãs em todo o mundo... Atualmente, virou febre por aqueles que seguem o estilo de vida chamado "Ostentação"

Existem 4 tipos de Whisky, que são:

  • Single Malt: Não contém nenhuma mistura, existe apenas cevada em sua fabricação que é feita em apenas uma destilaria;
  • Vetted: Formado pela irresistível mistura de um ou mais Singles ou Maltes;
  • Grain: Fabricado com cereais, como Milho, Trigo ou alguns Centeios;
  • Blended: É o mais conhecido, seu sabor e identidade são resultados de uma mistura dos Whiskys de Malte e de Cereais;

Para armazenar qualquer tipo de Whisky é muito simples, ao contrário dos Vinhos, podem ser armazenados em qualquer posição que não perdem suas propriedades. Quanto ao envelhecimento, o que de fato conta é o tempo que a bebida ficou dentro dos barris, que inclusive são responsáveis pelo sabor e identidade de cada tipo de Whisky, e a proposito o tempo mínimo de permanência da bebida nos barris é de 3 anos e saem de lá com 94,5% de ABV (Traduzindo: Álcool por Volume).

O Whisky americano Jack Daniels é o mais antigo de sua nacionalidade e também o mais popular, já o considerado o mais antigo ainda disponível é o Ballantine's 30 anos, isso na versão Blended. Os queridinhos das pateleiras são os Red e Black Label, da Johnny Walker, que são respectivamente o mais vendido e o mais vendido na seção de luxo! Não é pouco não... E para acabar com as curiosidades sobre essa bebida que encanta a todos, a garrafa mais cara já vendida, foi uma garrafa de Single Malt Scotch Whisky, que foi vendida em uma ação de caridade por nada mais nada menos que 47.000 Euros! Esse é dos nossos.

Em resumo o Whisky é uma bebida fascinante que encanta pelo sabor, pela cor, pelo aroma, pelos tipos de fermentação e escolha dos graus. Sua apreciação esta nos detalhes, e quem se aventura a conhecer não se arrepende e sempre quer voltar.

Vamos conhecer mais de bebidas? Fique atento ao BLOG, várias novidades vem por ai...

Vem todo mundoooo

Equipe Empório do Vovô